Auto-retrato
 
 
VITTORE CARPACCIO I
 
BIOGRAFIA
 
 
VIDA
 
        Pintor italiano, Vittore Carpaccio nasceu em Veneza, c. 1465, onde faleceu em 1525 ou 1526. Pouco se sabe sobre a sua vida. Suas atividades são conhecidas a partir de 1486, quando há o registro de suas primeiras obras.
 
     
 
OBRA
 
        A influência mais atuante em Carpaccio foi a de Giovanni Bellini. Entretanto, seu estilo, de um pitoresco realista nos pormenores, é diferente. Um dos seus mais famosos trabalhos é o ciclo de nove pinturas em têmpera, contando a Lenda de Santa Úrsula - Galleria dell Accademia, Veneza -  feito sob encomenda da confraria de Santa Úrsula, entre 1490 e 1495. São cenas variadas e fiéis nos pormenores, que relatam a vida luxuosa e pitoresca da Veneza extremamente rica e sofisticada do século XV: seus canais, suas festas pomposas, sua arquitetura romântica e bizantina, seus costumes latinos e orientais.
 
        A pintura de Carpaccio mantém a mesma qualidade até cerca de 1510, quando sua arte começa a declinar pela repetição dos mesmos temas e dos mesmos processos técnicos. Sua obra, abundante, foi feita em colaboração com vários discípulos, e artistas da categoria de Giovanni Bellini, juntamente com quem chegou a assinar alguns trabalhos de pequena dimensão, como a Madona -Stadelsches Kunstinstitut, Frankfurt- e os Dois Santos -Museo Civico, Vicenza-.
 
        Sob encomenda da confraria de San Giovanni Battista, tendo como colaborador Giovanni Bellini, Carpaccio começa -1496- uma série de pequenos quadros em têmpera que relata, como uma historieta em quadrinhos, os episódios que se seguiram a uma Profanação da hóstia. As cenas se passam em ambientes venezianos, no interior de casas e ao ar livre, em cores vivas, sem levar em consideração a perspectiva linear e a proporção existente entre os personagens e o ambiente. Sua visão sintetiza o espaço, o tempo e a ação, em imagens globais.
 
        Entre 1502 e 1507, Carpaccio pintou outra série de temas religiosos, à maneira dos antigos iluministas, mas levando em conta as conquistas realistas da Renascença. Esse trabalho lhe fora encomendado pela comunidade dálmata de Veneza, San Giorgio degli Schiavoni. São nove episódios que começam com o Apelo a Mateus e terminam com o de Santo Agostinho estudando -Academia de Belas-Artes, Veneza-. Nessa série revela sentimento menos lírico e narrativo e mais interesse pelo conteúdo dramático das cenas.
 
        Uma de suas telas mais famosas tem o nome de -Duas cortesãs - Academia de Belas-Artes, Veneza - ao que tudo indica pormenor de um grande painel que descrevia minuciosamente o luxo requintado de um grande palácio veneziano. Entre suas obras mais citadas está a Meditação de Cristo, de um dramatismo expressionista que o aproxima do misticismo gótico, mais do que do idealismo renascentista da Itália.
    
 
Veneza, Itália - Ponte dos Suspiros
 
 



 
Retrato de um cavaleiro, 1510 
 
 
A fuga para o Egito, 1500
 
 
Os peregrinos encontram o Papa, 1491-93
 
O apedrejamento de Santo Estêvão, 1520
 
O batismo dos selenitas, 1507
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Variations on a Bach Invention
Johann Sebastián Bach, *1685  +1750
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha