VALENTIN   SEROV
3

 
 
 
 
 
 
 
 
 Self-portrait, 1880s

 

Um dos maiores retratistas russos, Valentin Alexandrovich Serov, nasceu em São Petersburgo em 19 de janeiro de 1865, filho do famoso compositor Alexander Serov.

Em 1887 Serov casou-se com Olga Trubnikova e sua família era grande e feliz. A pintura "Children", (1899), que mostra seus filhos Yura e Sasha, o desenho "The Botkin Sisters" (1900) e o retrato de "Micky Morozov" (1901) são obras notáveis por suas qualidades líricas e pela sensibilidade em compreender a personalidade das crianças.

Na década de 1990 Serov recebeu muitas encomendas para pintar retratos de pessoas do mais alto escalão. Depois do retrato de "Maria Morozova" (1897), a mãe do multimilionário Savva Morozov,  e o retrato de "S. Botkina" (1899), que foram mostrados na "World Exhibition", em Paris, uma nova abordagem começou a se esboçar no trabalho do artista. Esse aspecto é evidente nos retratos dos "Yasupov Princes" (1901-1903) - trabalho que Serov iniciou em 1901 e completou na sua propriedade em Arkhangelskoye, perto de Moscou - e o retrato do milionário e professor-assistente da "Moscow University", "M. Morozov" (1902). Serov não tinha a intenção de expor falhas pessoais; ele meramente aguçava as características da personalidade do retratado, que eram, por vezes, profundamente ocultas e não imediatamente aparentes para todos. Se ele gostava da pessoa, mesmo que fosse uma encomenda oficial, a pincelada do mestre produziria uma imagem atrativa. Por exemplo, "Z. Yusupova" (1902) é encantadoramente feminina e suave; "Henrietta Girshman" (1907)  (quadro também citado com o título de "G. Girshman") é uma imagem atraente e com requinte aristocrático.

A revolução de 1905 deixou marcas profundas na vida e obra do artista. Foi precisamente nesse período que Serov desenvolveu seu perfil de cidadão consciente das injustiças sociais. Em São Petersburgo Serov testemunhou o assassinato de trabalhadores na Vasilievsky Island, e foi profundamente abalado por esse acontecimento. Sua obra passou a incluir desenhos de abusos dos cossacos contra a multidão indefesa. Essa época também viu Serov atingir a perfeição como artista gráfico.

Em maio de 1907 Serov foi à Grécia, o que muito o impressionou. Ficou encantado com a qualidade decorativa e o equilíbrio da sua arquitetura clássica. Num esforço para expressar o que vira, Serov pintou um quadro baseado na lenda "The Abduction of Europa" (1910) e várias versões de "Odysseus and Nausika" (1910).

Cedo, na manhã de 22 de novembro de 1911, Valentin Serov se dirigia para a casa dos Shcherbatovs para uma sessão de pintura de retrato, quando caiu e sofreu uma parada cardíaca. Serov morreu no apogeu do seu talento, aos quarenta e seis anos.  

 

 

 
 
 
 
Informações mais detalhadas sobre o artista e sua obra
podem ser encontradas no site:
 
 
 
Página Pintura/Pintores
Serov, Valentin 1 e Serov, Valentin 2
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 Portrait of A. Kasyanov, 1907, Oil on canvas

The Regional Museum of Tomsk, Tomsk, Russia

 
 
 
 
 
 

 Peter the Great, Detail, 1907. Tempera on cardboard

 The Tretyakov Gallery, Moscow, Russia

 
 
 
 
 
 
 

 Mika Morozov, 1901, Oil on canvas

 The Tretyakov Gallery, Moscow, Russia

 
 
 
 
 
 
 

 Portrait of Ivan Morozov, Tempera on cardboard

The Tretyakov Gallery,  Moscow, Russia.

 
 
 
 
 
 

 Portrait of the Composer Nikolay Rimsky-Korsakov, 1898, Oil on canvas

 The Tretyakov Gallery, Moscow, Russia.

 
 
 
 
 
 
 

 Coronation of the Emperor Nicholas II in The Uspensky Cathedral, 1896, Oil on canvas 

 The Tretyakov Gallery, Moscow, Russia

 
 
 
 
 
 
 
Créditos:
Fontes (editadas)
 
 
 Fundo Musical:
 
Quebra-nozes (Balé)
Pyotr  Ilyich  Tchaikovsky, *1840   +1893
 
 
 
Produção: Mario Capelluto
Tradução de texto e Formatação: Ida Aranha
 
 
 
Agosto, 2012