EDVARD   MUNCH

 

 
 
 

 

 

 
 
 
Edvard Munch nasceu em Löten, na Noruega, em 12 de dezembro de 1863, e estudou arte em Oslo. Começou a pintar em 1880, primeiramente retratos e depois uma série de quadros naturalistas que testemunham sua rejeição do impressionismo da época. É característico dessa fase o quadro "Criança doente" (1886).
 
Apesar do escândalo causado pela exposição de suas obras em Oslo, Munch ganhou uma bolsa de estudos em 1889. Morou na França, na Alemanha e na Itália, e somente após 18 anos regressou à terra natal. Em Paris, fez contato com os pós-impressionistas, especialmente Toulouse-Lautrec e Gauguin, de quem recebeu reconhecida influência.

     Interessado também no realismo social de Ibsen, criou para o escritor os cenários e figurinos da peça Peer Gynt, montada em Paris em 1896. A atmosfera sombria, os nus e retratos espectrais de Munch inspiram-se em Ibsen, mas a partir de 1890 seu expressionismo adquiriu caráter simbolista, de teor quase histérico em "O Vampiro", "A Angústia" ou "O Grito" -  quadro de que Munch pintou quatro versões. A que se encontrava em coleção particular foi vendida na Sotheby's, em Nova York, no dia 2 de maio de 2012 pelo preço recorde de 119,9 milhões de dólares (cerca de 91 milhões de euros), tornando-se a o obra mais cara vendida em leilão. 

     Em Paris, pintou ainda "Frisa da vida", que considerou a síntese de sua obra. Em Berlim, entre 1892 e 1908, conheceu August Strindberg e influiu na evolução do expressionismo alemão.

     Em 1910, definitivamente de volta à Noruega, Munch renovou sua pintura com um estilo não menos vigoroso mas de cores claras, em que se abranda o espírito trágico das obras anteriores. São dessa fase os murais "O sol", "A história" e "Alma mater", que criou de 1910 a 1915 para a Universidade de Oslo.

     A maior parte de sua obra, inclusive admiráveis litografias e xilogravuras como "Moças na ponte" e "Noite branca" (1911), pode ser vista no museu de Oslo que recebeu seu nome. Edvard Munch morreu em Ekely, próximo a Oslo, em 23 de janeiro de 1944.

 
 

Fonte:

Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda

 

 

Note writen by Edvard Munch:

 

 

Illness, insanity and death are the black angels that kept watch over my cradle and accompanied me all my life.
 
Doença, insanidade e morte são os anjos negros que vigiavam o meu berço e me acompanharam por toda a minha vida.

 
 

 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 Anxiety

 

 

 

 

 

 

 A Menina Doente

 
 
 
 

 

 

 Meninas na Ponte

 

 

 

 

 

 Cinzas

 

 

 

 

 

 The Woman in Three Stages, 1894

 

 

 

 

 A Dança da Vida, 1899-1900
Galeria Nacional, Oslo

 

 

 O Grito

 
 
 
 
 
 

 

  Madonna, 1894-95

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Créditos

 

Fundo Musical:

 

Lyric Piece, Opus 65, nº 6

Edvard Grieg, *1843   +1907

 

 

 

Pesquisa, edição de texto, formatação:

Ida Aranha

 

 

 

 

www.sabercultural.org

 

 

Maio, 2012