FILIPPO LIPPI
 
 

 

 

Auto-retrato
 
 
 
FRA FILIPPO LIPPI
 
VIDA
 
Pintor italiano, nasceu em Florença c. 1406 e morreu em Spoleto a 9 de outubro de 1469. Educado pelos freis carmelitas de Santa Maria del Carmine, fez seus primeiros votos em 1421. Pelos afrescos na capela Brancacci daquela igreja, recebeu a influência de Masaccio. Foi Capelão do convento de Santa Margarida em Prato (1456-1461). Apesar de ser monge devoto, teve - conforme o costume do seu tempo - vários casos amorosos; Filippino Lippi foi filho seu.
 
 
OBRA
 
No retábulo da "Anunciação", para a igreja de San Lorenzo em Florença, já se manifestam as características de sofisticação e emotividade que lhe valem duradoura popularidade. Sua paleta é delicada, seu colorido leve. A estrutura espacial é bem cuidada, com figuras e objetos dispostos em diversos planos.
 
Entre 1441-1447, Lippi pinta o retábulo da "Coroação da Virgem" (Uffizi, Florença). Sua arte adquire nova dimensão com o emprego de maior variedade cromática, detalhes vibrantes e matizes delicados. Desenvolve estilo dotado de grande lirismo, sobretudo na figura da Virgem na "Adoração dos Magos" (National Gallery, Washington, USA). A segunda "Coroação da Virgem" (Pinacoteca Vaticana) evidencia alguma influência de fra Angélico. Obras-primas são a "Virgem na sala do trono" (Louvre) e a encantadora "Madonna in rotonda" (Galleria Pitti).
 
Nos afrescos para a catedral de Prato (1452-1464) Lippi trata cenas tradicionais da vida de santo Estêvão e são João com nova graça, criando obras de grande força e beleza. Em 1466 inicia seu último trabalho, os afrescos para a abside da catedral de Spoleto, que devido ao seu estado de saúde foram executados principalmente por seus discípulos.
 
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional, Enciclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, volume 13, pág. 6893.
 
 
 
 
 
 
 
 
Adoração da Criança com Santos
 
 
Adoração dos Magos
 
 
Circuncisão
 
 
Coroação da Virgem
 
 
Coroação da Virgem - 1469
 
 
Madona no Trono com Santos
 
 
The Annunciation with two Kneeling Donors
 
 
 
 
 
St John Taking Leave of his Parents
 

 
 
 
 
Fundo Musical:
Ad Te Suspiramus
Antonio Vivaldi, *1678 -  +1741
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha