Self-portrait in a Felt Hat
 
 
 
 
PAUL  CÉZANNE
3
 
 
Notas biográficas (continuação)
 
Em 1898, após o falecimento dos pais, Cézanne instala-se numa pequena casa em Aix, onde vive solitário com uma velha governanta. Sua arte atinge o auge da depuração nas vistas de "L'Estaque" (1885-1905; Musée du Louvre, Paris) e nas paisagens "Le Grand Pin" ("O Grande Pinheiro", Museu de Arte, São Paulo). Dedica-se então a "refazer Poussin d'après nature", isto é, reconstruir a arte dos grandes classicistas, modulando a cor em curtas pinceladas para dar a impressão do volume.
 
Escreveu nesse tempo que na natureza tudo se pode reduzir ao cilindro, à esfera, ao cone, quer dizer, que a estrutura íntima das coisas pode ser expressa através de formas geométricas simples, em vez de pela visão fugaz dos impressionistas. Sua capacidade de executar uma arte como "coisa mental", fundada em valores despidos de ornamentalismo, ao mesmo tempo que expressa o desenho e a construção rigorosa ("Les Grandes Baigneuses", 1900-1905; grande quadro de mulheres banhistas, "Museum of Fine Arts", Philadelphia), passou a ser reconhecida nas salas que lhe foram dedicadas no "Salon d'Automne" (1904, 1906, 1907), que atrairam a admiração ilimitada de jovens da vanguarda, como Matisse, Braque, Picasso, Lhote e inúmeros outros, dele derivando o Cubismo e o Fauvismo. Cézanne é o verdadeiro fundador da pintura moderna.
 
Outras referências sobre vida e obra do artista encontram-se em:
Pintores
 Cézanne, Paul 1 e Cézane, Paul 2.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:
Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Ltda. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, volume 5, págs. 2.273-2.274.
 
 
 
 
 
          Madame Cézanne
 
 
 
 Vessels, Basket and Fruit (The Kitchen Table), 1888-90 -  Musée d'Orsay, Paris
 
 
 
Montagne Sainte-Victoire (Grand Pine), 1890-94 - National Gallery of Scotland, Edinburgh
 
 
 
 
 Turn in the Road
 
 
 
 View of Auvers-sur-Oise (The Fence), 1873 - Private collection
 
 
 
Girl at the Piano (Ouverture to Tannhäuser), 1868-69 -  The Hermitage, St. Petersburg
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
 
Sinfonia nº 40
Wolfgang Amadeus Mozart, *1756   +1791
 
 
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa e Formatação:
 Ida Aranha