FRANCESCO ALBANI
1

 

 

FRANCESCO ALBANI

VIDA

        Francesco Albani, pintor italiano, nascido em Bolonha em 1578, era filho de um negociante de seda que tencionava levar seu filho para o mesmo tipo de atividade, mas Francesco já aos doze anos começou como aprendiz em pintura, junto com Guido Reni, sob a orientação de Denis Calvert.

        Embora tenha ficado esquecido logo depois de sua morte, Francesco Albani atingiu considerável fama e prosperidade durante a vida. A maior parte de suas imagens são mitológicas, delicadamente equilibradas, inseridas numa paisagem bucólica. Albani foi redescoberto no século XX porque a sua forma de representar a natureza faz lembrar Poussin e Claude Lorrain.

        Faleceu em Bolonha em 1660, deixando muitos discípulos, entre eles Calo Cignani, Andrea Sacchi e Francesco Mola.

 

 

 
 
 
Il Ratto di Ganimede
 
Christ and the woman of Samaria at the well
 

OBRA

        Igualmente como muitos artistas de Bolonha na época, Albani foi para Roma estudar arte clássica, onde foi aluno de Maneirismo na Academia Carracci, dos irmãos Carracci (Annibale, Agostino e Ludovido), que tinha como discípulos Domenichino, Massari, Viola, Lanfranco, Giovanni Francesco Grimaldi, Pietro Faccini, Remigio Cantgallina, Guido Reni, entre outros.  

 
Jupiter and Pandora
The Rape of Europe
 
       Em Roma Albani abriu uma academia para pintores, onde  atuava baseado nos desenhos de Annibale Carraci, assumindo a totalidade dos afrescos da capela de San Diego da Igreja de San Giacomo degli Spagnoli.
 
        Seus melhores afrescos são aqueles relativos a temas mitológicos, dos quais há um grande número em Verospi, hoje Torlonia Palace. Trabalhou em Mantua em 1621-22.
 
Adonis led to Venus by Cherubs
The Baptism of Christ
 
        Sua admiração por antiguidade clássica é evidente nas séries que  pintou sobre temas mitológicos, um gênero de pintura que, praticamente, foi estabelecido por ele, que usava a mitologia na tradição alegórica, como pretexto para pintar cenas às quais acrescentava ninfas e deusas,  diante de  iluminadas paisagens bucólicas.
 
        Usando seu formato favorito de tondo ou oval, Albani induziu uma propensão para trabalhos alegres e serenos, que durou através todo o século XVII.
 
 
The Holy Family
Penitent Mary Magdalene
 
       
        Quando perdeu a esposa  em 1625, Albani retornou a Bolonha, onde casou uma segunda vez e radicou-se definitivamente.
 
        O classicismo de Albani pode ser visto em várias peças para o altar-mor de várias igrejas, que ele pintou depois que retornou a Bolonha.
 
Diane and Action
The Toilet of Venus
 
Dentre os melhores temas sacros de sua autoria estão St Sebastian e Assumption of the Virgin, ambos na igreja de San Sebastiano fuori le Mura, em Roma. 
 
Seus temas mitológicos incluem The Sleepin Venus, Diana in the Bath, Daneë Reclining, Galatea on the Sea, e Europa on the Bull. Atribui-se a Albani a autoria de um desenho raro, The Death of Dido.

 

 
 
Fundo Musical: 
Voichesapete - Figaro
Wolfgang Amadeus Mozart, 1756-1791
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha