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A Adoração do Cordeiro Místico
(Ghent Altarpiece)
 
Políptico por Hubert e Jan van Eyck
 Catedral de St. Bavo, Ghent, Bélgica
 
 

  
The Ghent Altarpiece (wings open)
1432
Oil on wood, 350 x 461 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent, Belgium
 

 
 
O POLÍPTICO DE GHENT
The Ghent Altarpiece
(Asas abertas)
 
 
O famoso políptico "Adoration of the Mystic Lamb", mais conhecido como "Ghent Altarpiece", de Jan e Hubert van Eyck, 1432, destaca-se como uma das obras-primas da Bélgica e uma das mais significativas obras de Arte da Europa. Instalado na Catedral de Saint Bavo, em Ghent, Bélgica, o grande e complexo retábulo passou por vários abusos ao longo dos séculos. Muitas vezes desmontado, roubado e danificado, a obra foi recomposta, limpa e restaurada depois da Segunda Guerra Mundial.
 
O retábulo consiste em painéis moldados, que formam dois pontos de vista, abertos e fechados, que são alterados pela movimentação das asas articuladas exteriores.
 
O registro superior da visão aberta mostra Deus, o Senhor,  entre a Virgem Maria e São João Batista. O interior das asas representam os anjos, cantando e tocando, e Adão e Eva do lado de fora. A notar-se a gravidez de Eva (Vida que se renova), enquanto ao alto vê-se Caim matando Abel (Vida que se esvai); no registro de Adão vê-se o ciúme que Caim tinha das oferendas de Abel, bem aceitas pelo Senhor.
O registro inferior do painel central mostra a adoração do Cordeiro de Deus, com vários grupos, sob a supervisão da Pomba ao alto, que representa o Espírito Santo. O Cordeiro é cercado por 14 anjos.
 
Em primeiro plano, à esquerda, vemos um grupo de profetas judeus ajoelhados, segurando um livro. Atrás deles estão os pagãos, filósofos e escritores que vieram de todo o mundo, como pode ser notado pelos rostos orientais de alguns e os seus diferentes tipos de chapéus e capas.
 
Para a direita vemos os doze apóstolos e, atrás deles, santos do sexo masculino com os Papas e outros clérigos. Ao fundo temos os mártires e à direita as mulheres levando a palma do martírio.
 
O painel original à esquerda conhecido como "The Just Judges" foi roubado em 1934. Como nunca foi encontrado, substituiu-se por uma versão feita por Jef Vanderveken em 1945.
 
O historiador Noah Charney cita esse retábulo como "a obra de arte que mais sofreu danos na História", já que foi objeto de treze crimes ao longo de seis séculos, incluindo seis roubos.
 
 
                                                          
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A PARTE SUPERIOR DO PAINEL
 
 
 
The Ghent Altarpiece: Virgin Mary
1426-29
Oil on wood, 168,7 x 74,9 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 The Ghent Altarpiece: God Almighty
1426-27
Oil on wood, 212,22 x 83,1 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
The Ghent Altarpiece: St John the Baptist
1425-29
Oil on wood, 168,1 x 75,1 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
                                                          
 
The Ghent Altarpiece: Singing Angels
1427-29
Oil on wood, 164,5 x 71,5 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
 
The Ghent Altarpiece: Angels Playing Music
1426-27
Oil on wood, 164,1 x 72,9 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
 
 
The Ghent Altarpiece: Adam; Cain and Abel
1425-29
Oil on wood, 212,9 x 37,1 cm (with the top grisaille)
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
 
The Ghent Altarpiece: Eve; The Killing of Abel
1425-29
Oil on wood, 213,3 x 32,3 cm (with the top grisaille)
Cathedral of St. Bavo, Ghent

 
 
 
 
A PARTE INFERIOR DO PAINEL
 
 
 
 
The Ghent Altarpiece: Adoration of the Lamb
1425-29
Oil on wood, 137,7 x 242,3 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
 
The Ghent Altarpiece: The Just Judges (Copy by Jef Vanderveken)
1427-30
Oil on wood, 145 x 51 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
 
The Ghent Altarpiece: The Soldiers of Christ
1427-30
Oil on wood, 149,2x 54 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
                                                          
 
The Ghent Altarpiece: The Holy Hermits
1427-30
Oil on wood, 148,6 x 53,9 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
The Ghent Altarpiece: The Holy Pilgrims
1427-30
Oil on wood, 148,7 x 54,2 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
Nesta parte inferior do painel, Van Eyck presta atenção tanto à beleza das coisas terrenas quanto aos temas religiosos. As roupas e joias, a fonte da natureza cercando a cena, as igrejas e a paisagem no fundo tudo é pintado com detalhes impressionantes. A paisagem mostra uma enorme riqueza em vegetação, em grande parte não-europeia.  
 
 
 
 
 
Informações sobre "O Políptico de Ghent" com as asas fechadas
são encontradas no site
 
 
Página"Obras Célebres",
O Políptico de Ghent -  Asas fechadas
 
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Créditos
 
 
Fundo musical:
The Masters of Gregorian Chants
Imagine
John Lennon, *1940   1980  
 

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Pesquisa, Tradução e Edição de texto, Formatação:
 Ida Aranha
 
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Realização:
 
 
 
Outubro, 2012
 
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