GUERNICA

Pablo Picasso

 

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões da força aérea alemã (Luftwaffe), apoiando o ditador Francisco Franco.

Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais - e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.

Após o fim da Guerra Civil, Picasso permitiu que a obra fosse emprestada ao Museu de Arte Moderna de Nova York, com a condição de que Guernica retornasse à Espanha somente quando a ditadura franquista caísse. Em 1981, com a morte do ditador Francisco Franco, a obra voltou ao território espanhol. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Raínha Sofia, em Madri.

O painel de Guernica evoca para muitos a desumanidade, a brutalidade e desesperança da guerra. Todas as imagens cooperam na transmissão de emoções devastadoras de crueldade e domínio, representado pelo touro abanando o rabo.Vindo da esquerda, o touro representa o inimigo vitorioso.  Está ileso apreciando o estrago que fez .

Logo abaixo, o símbolo máximo da dor: a mãe com o filho morto nos braços, enquanto no chão um cadáver decapitado, com o corpo aos pedaços, ainda tem na mão do braço decepado a espada quebrada - símbolo de derrota - ao mesmo tempo em que é pisoteado pelo cavalo que estertora em agonia.  Ao lado, a mão disforme segura um candeeiro perto da face de uma mulher desnorteada com o espetáculo que assiste, a que a imagem da extrema direita, com os braços levantados em desespero dá sequência.
 
Embaixo, saindo de um ambiente muito escuro à direita, aparece uma mulher curvada, amedrontada, olhando diretamente para um elemento situado no alto, acima da cabeça do cavalo, um bulbo elétrico dentro de um módulo com formato de sol, induzindo a presença de luz.  O "Olho de Deus"?.
 
Muitas outras visões se acrescentarão a estas considerações primárias diante de uma obra com tal expressão e riqueza de detalhes, como a flor ao lado da pata do cavalo. Em homenagem ao morto? Mesmo num mundo de tanto desamor e perversidade há sempre um resquício de esperança e beleza? 
 

 Guernica Devastada

 

 

 

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 - Mougins, 8 de abril de 1973), foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso continuou vivendo em Paris durante a ocupação alemã. Tendo fama de simpatizante comunista, era alvo de controles frequentes pelos alemães. Durante uma revista do seu apartamento parisiense, um oficial nazista observou uma fotografia do mural Guernica na parede e, apontando para a imagem, perguntou: Foi você quem fez isso?  E Picasso respondeu, após um segundo de reflexão: Não, vocês o fizeram.

 

Fontes:
pt.wikipedia.org/wiki/Guernica_(quadro)
 
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
 
Toque de Silêncio
Orquestra de André Rieu
Solo:  Melissa Venema
 
 
 
Pesquisa, texto e formatação:
Ida Aranha