CARLOS V A CAVALO EM MÜHLBERG (Museu do Prado, Madri, Espanha) Tiziano Vecellio 1548
É o retrato iconográfico por excelência. Representa o imperador como princípe cristão, vencedor do protestantismo e como símbolo da hegemonia da Áustria sobre a Europa. É um quadro sobre tela pintado por Tiziano Vecellio em 1548. O artista veneziano o realizou para representar o Imperador da Alemanha e rei da Espanha como triunfador na Batalha de Mühlber (24 de abril de 1547). Como chefe do Sacro Império Romano-Germânico, Carlos V aparece sobre um corcel ricamente paramentado. Há um contraste tonal entre a figura negra do animal e o dourado rutilante da armadura, entre a postura guerreira e o ambiente plácido. Ritmo e movimento - patas erguidas, lança em riste - são um tanto contrastantes se comparados com a expressão tranquila do rosto. De qualquer forma, a pintura não quis dar ênfase à derrota militar, e a paisagem ao fundo é plácida sem tropas, nem representação alguma dos inimigos derrotados.
|
Tiziano Vecellio
Biografia cronológica 1490 - nasce Tiziano Vecellio em Pieve di Cadore, filho de Gregorio di Conte e sua mulher Lucia. 1508 - executa, com Giorgione, os afrescos do Fondaco dei Tedeschi, em Veneza; desliga-se do mestre. 1513 - já dono de um estilo próprio, é convidado à corte pontifícia em Roma, mas prefere ficar em Veneza. 1545 - recebido triunfalmente em Roma, onde vê obras de Raffaello e Michelangelo, e executa retratos do Papa Paulo III. 1547 - encontra-se na corte de Carlos V, em Augsburgo. 1550 - coloca-se a serviço do futuro Filipe II. 1553 - De Veneza, envia à Espanha numerosas telas para Filipe, em parte conservadas no Museu do Prado. 1576 - morre de peste em Veneza, a 27 de agosto.
Fontes (editadas): Gênios da Pintura, Abril Cultural e Industrial S.A. São Paulo, SP, volume 1, pág. 230. http://es.wikipedia.org/wiki/Carlos_V_a_caballo_en_M%C3%BChlberg Fonte musical: "Recordings freely available on: www.jsayles.com/familypages/earlymusic.htm" |
Nightgale
Welkees
Thomas, 1575-1623
Novembro,
2010 |