THE MAGNIFICENT SEVEN
 
SETE HOMENS E UM DESTINO
 
1960
 
Habitantes de uma aldeia mexicana contratam sete pistoleiros americanos para protegê-los de bandidos.

Adaptação feliz do clássico "Os Sete Samurais" (1954), de Akira Kurosawa. Todo o o elenco está muito bem (muitos dos atores tornaram-se astros ou coadjuvantes de fama). Destaque para Yul Brynner (o enigmático chefe dos pistoleiros) e Eli Wallach (o líder dos bandidos).
 
A trilha sonora de Elmer Bernstein, de tão perfeita, tornou-se modelo no gênero.
 
 
Elmer Bernstein
 
 
 
Ficha Técnica:
 
Título Original: "The Magnificent Seven"
Gênero: Faroeste
Ano de Lançamento (EUA): 1960
Distribuição: United Artists
Direção: John Sturges


Elenco:
 
Yul Brynner (Chris Adams)
Eli Wallach (Calvera)
Horst Buchholz (Chico)
Steve McQueen (Vin)
Charles Bronson (Bernardo O'Reilly)
Robert Vaughn (Lee)
Brad Dexter (Harry Luck)
James Coburn (Britt)
Jorge Martínez de Hoyos (Hilario)
Vladimir Sokoloff (Velho)
Rosenda Monteros (Petra)
Rico Alaniz (Sotero)
Natividad Vacío (Miguel)
Robert J. Wilke (Wallace)

 
 

 

"Magnificent Seven" é um filme baseado num filme japonês de 1954, chamado "The Seven Samurai", dirigido por Akira Kurosawa, que narrava as aventuras de sete samurais lutando juntos por uma causa que eles consideravam justa. Pouco tempo depois, Hollywood reconheceu nesse filme uma grande fórmula de sucesso e resolveu contá-la a seu modo, com seus próprios atores e direcionado para um western.

 

 

 

A fórmula basicamente era a mesma; a diferença ficava em utilizar cowboys no lugar de samurais. Assim, em 1960, nasce o filme "The Magnificent Seven", conhecido no Brasil como "Sete Homens e um Destino", dirigido por John Sturges, com roteiro de William Roberts e trilha sonora de Elmer Berstein.

 

 

 

Sinopse

Ixcatlan, um pequeno vilarejo mexicano, vinha sendo constantemente aterrorizado e atacado pelo bandido Calvera. Desesperados, três de seus habitantes partem em busca de um pistoleiro que possa proteger seu vilarejo. Conseguem contratar Chris Adams, considerado um dos melhores. Este, então, recruta mais cinco pistoleiros para ajudá-lo nesta perigosa missão. No caminho para Ixcatlan, junta-se ao grupo, Chico, um jovem mexicano, formando-se, assim, "Os Sete Magníficos".

 

O vilarejo torna-se uma fortaleza. Após um confronto inicial, no qual os bandidos são rechaçados pelos sete homens, Calvera e seu bando estão sem comida há três dias e decididos a tomar o vilarejo, lutando até a morte. "Sete Homens E Um Destino" é um filme inesquecível sobre 7 pistoleiros, a quem nem a morte aterrorizava.

 

 

O filme fez tanto sucesso que gerou outras sequências: o primeiro foi "Return of the Seven", em 1966, contando com grande parte do elenco original.

O segundo foi "Guns of the Magnificent Seven", de 1969, com George Kennedy interpretando Chris Adams.

E finalmente o terceiro "The Magnificente Seven Ride", de 1972, que teve Lee Van Cleef interpretando Chris Adams como um xerife. Anos mais tarde, Steve Beers criou uma série para a televisão baseada nos mesmos princípios do filme, utilizando inclusive o mesmo nome original "The Magnificent Seven".

 

 

A série apresentada pela televisão tem início após a guerra de Secessão norte-americana, que, entre outras coisas, acaba gerando uma grande onda de terror em vários cantos do país, propiciada principalmente por ex-soldados confederados renegados, que não aceitam a perda de sua causa e que, para se manterem, começam a saquear, de preferência, pequenos vilarejos e aldeias indígenas.

 

Diante desta situação, uma aldeia de índios, sem meios para se defender, resolve pedir ajuda a sete mercenários.

 

Fontes (editadas):

 

 

 

 
Créditos
 
Plano de fundo:
 Cena do filme
"The Magnificent Seven"
 
Música:
The Magnificent Seven
Elmer Bernstein, *1922   +2004
 
 
 
 
Pesquisa e Formatação:
Ida Aranha