DANÇA   RITUAL   DO   FOGO

 

(do balé “El amor brujo”) 

O balé “El amor brujo” foi escrito entre 1914-1915 após uma estada de Manuel de Falla na França.

No entanto, após uma revisão em 1916, o compositor publicou uma suíte orquestral que viria a se tornar uma obra de constante presença nos programas das orquestras. O enredo gira em torno de uma linda cigana, Candelas, cujo antigo amante já falecido aparece como um espectro e atrapalha o amor da jovem por Carmelo. Graças a uma boa amiga, Lúcia, Carmelo e Candelas conseguem livrar-se do fantasma inoportuno e unir-se ao som dos sinos da igreja.

De toda a obra, a “Dança Ritual” apresenta uma coloração intensa e fortemente influenciada pela música folclórica misturada com o originalismo de Manuel de Falla.

 

Manuel de Falla (1876-1946)

 

Compositor espanhol de muito prestígio, Manuel de Falla seguiu o estilo romântico espanhol pictórico forjado por Albéniz e Granados e instilou-se com o modernismo de Debussy e Stravinsky. Nas últimas obras, abandonou o mundo sonoro impressionista e grandioso de seus balés para criar uma autêntica forma espanhola de neoclassicismo. O nível mais elevado de integração entre os elementos da música espanhola pode ser atribuído a esse compositor.

 

Fonte: http://concertino.com.br/cms2/index.php?option=com_content&view=article&id=160:danca-ritual-do-fogo&catid=99:fallamanuelde&Itemid=59- Elza Costa

 

 

Créditos
 
Pesquisa e Formatação:
Ida Aranha