COMME  FACETTE  MAMMETA
 
Autores:
 
1906
 
2ª Classificada no "Festival di Piedigrotta",
interpretada por Antonietta Rispoli, no
Teatro Eldorado.
 
 
Intérprete:
Luciano Bruno
(Dialeto napolitano)
 
 
 
Quanno mammeta t'ha fatte
quanno mammeta t'ha fatte.
Vuo' sape' comme facette?
Vuo' sape' comme facette?

Pe' 'mpasta' sti' ccarne belle
pe' 'mpasta' sti' ccarne belle.
Tutto chello ca' mettette?
Tutto chello ca' mettette?

Ciento rose 'ncappucciate
dint' a' martola 'mmiscate,
latte e rrose, rrose e latte
te facette 'ncopp' 'o fatte.

Nun c'e' bisogno 'a zingara
p' 'addivina' Cunce',
comme t'ha fatto mammeta
'o saccio meglio 'e te.

Quanno mammeta t'ha fatte
quanno mammeta t'ha fatte.
Vuo' sape' comme facette?
Vuo' sape' comme facette?

Pe' te fa sta vocca bella
pe' te fa sta vocca bella,
nun servette 'a stessa addosa
nun servatte 'a stessa addosa.

'Nu panaro chino chino
chino 'e fravule 'e ciardino,
mele, zucchero e cannella
te 'mpastaie sta vocca bella.

Nun c'e' bisogno 'a zingara
p' 'addivina' Cunce',
comme t'ha fatto mammeta
'o saccio meglio 'e te.

Ciento rose 'ncappucciate
dint' a' martola 'mmiscate,
latte e rrose, rrose e latte
te facette 'ncopp' 'o fatte.

Nun c'e' bisogno 'a zingara
p' 'addivina' Cunce',
comme t'ha fatto mammeta
'o saccio meglio 'e te.
 

 
 
 
Luciano Bruno
 

Luciano Bruno é um cantor e pianista napolitano, nascido em 19 de maio, em plena primavera italiana. Sucesso na Itália no estilo piano-bar, participa de diversos festivais da música e programas de TV italianos. O cantor e pianista afirma-se como "One Man-Show" e torna-se o artista mais requisitado da alta sociedade italiana.

Em 1994, Luciano Bruno conhece o Brasil e o Rio de Janeiro, ao ser contratado para inaugurar o piano-bar “Paradiso”, por seus proprietários Ary de Carvalho (jornal O Dia), Boni (TV Globo), João Araújo (Som Livre).

Grava em 1995 pela Som Livre, o CD “Uma noite no Paradiso – ao vivo”, que supera a marca de duzentas mil cópias vendidas. O artista começa a dividir sua agenda entre Brasil e Itália. Em 1997, lança o CD “Luciano Bruno – Paradiso 2”, neste repertório está a música "Vattene amore" que faz parte da trilha sonora da novela “Zazá” da TV Globo.

Divulgando a cultura musical italiana, Luciano Bruno recebe o carinho do público brasileiro e o reconhecimento do seu trabalho, decisivos para a realização do CD ao vivo “Balliamo”, em dezembro de 1999, pela gravadora Som Livre. Em 2001 lança a coletânea "Pérolas" pela Som Livre e ainda o CD “Festival di Sanremo – vecchi e nuovi successi”, com participação de Jerry Adriani e Rosana. Em 2002, a belíssima canção “Anema e Core”, indiscutível sucesso napolitano, entra na trilha sonora da mini-série “O Quinto dos Infernos” (TV Globo).

Na sua cidade natal, Napoles, idealiza “Una notte in paradiso – ao vivo”, uma edição comemorativa dos seus dez anos de carreira no Brasil, em DVD, com 21 faixas com áudio dolby digital 5.1, entrevistas, letras originais, tradução dos textos, making off, etc, e um CD com 17 faixas. O show é gravado em 2004, ao vivo, no “Bar do Tom” na cidade do Rio de Janeiro com o artista ao piano e a participação de músicos brasileiros.

Um dos destaques é “Che sono innamorato”, única versão mundial italiana do sucesso espanhol “Estoy enamorado”, escrita e apaixonadamente interpretada por Luciano Bruno, que faz parte também da trilha internacional da novela “Senhora do destino” (TV Globo) e embalou o romance dos personagens Giovanni Improta (José Wilker) e Maria do Carmo (Suzana Vieira).

No Brasil, o cantor divulga seus trabalhos em diversos programas de TV, como “Domingão do Faustão”, “Agnaldo Rayol”, “Olga Bongiovanni”, “Todo seu – Ronnie Von”, “Raul Gil”, “Fantástico”, “Mais Você – Ana Maria Braga” e “Hebe Camargo”.

Luciano Bruno, além da sua casa italiana, possui uma no Rio de Janeiro, cidade onde mantém também a empresa Volare Music Production. Casado há 13 anos com a brasileira e sua manager, Martha Patricia (filha do inesquecível ator Gilberto Martinho da TV Globo), é pai de Stefano e de Luca, que sob o nome artístico “Dinamico”, é uma das revelações entre os jovens cantores da Itália .

Em 2008, o Presidente da República da Itália Giorgio Napolitano, nomeou Luciano Bruno “Cavaliere Dell’Ordine Della Stella Della Solidarietà Italiana”, por sua contribuição na divulgação da cultura italiana no Brasil e no Mundo.

Em 2009, a gravadora Som Livre lança o CD “ L’Amour, Amore, Amor”, com participação do artista na música “Nel blu dipinto di blu – Volare”.

O cantor com um misto de precisão, elegância, simpatia e carisma presentes em suas interpretações, vem conquistando um público cada vez maior.

 
 
Léon Bazile Perrault - La Tarantella

 

Tarantela

A tarantela (em italiano tarantella) é uma dança popular e composição musical, em compasso binário composto (6/8), geralmente em modo menor, de caráter vivo, caracterizada pela troca rápida de casais.

Forma-se um círculo dançante, executado no sentido horário até a música se tornar rápida, quando todos trocam de direção. O ciclo ocorre algumas vezes, eventualmente ficando tão rápido que é muito difícil manter o ritmo. Em geral é conduzida por um cantor central e acompanhada por castanholas e tamborim. 

Muito em voga entre os séculos XIV e XV na região da Campania, Italia, seu nome provém de Taranto, cidade da região da Puglia,  no sul da Itália.

Existem algumas variações regionais da dança - apuliana,napolitana, siciliana e calabresa.

 

 

Créditos

Fontes:

http://italiasempre.com/verpor/commefacette2.htm

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarantela

 
 
 
 

Produção:

Mario Capelluto

Pesquisa, tradução e edição

de texto, formatação:

Ida Aranha

 

 
Setembro, 2011