LEONARDO  DA  VINCI 
Pintura
 
 
Leonardo da Vinci, portrait by Giorgio Vassari
 

     Leonardo da Vinci nasceu em Vinci, próximo a Florença, na Itália, em 15 de abril de 1452. Filho ilegítimo do notário florentino Ser Piero e de uma camponesa, foi criado pelo pai. Ao revelar vocação para a pintura e o desenho, empregou-se como aprendiz do escultor e pintor Andrea del Verrocchio por volta de 1467. Trabalhou com Verrocchio até 1477 e depois sozinho nos quatro anos seguintes.

     Por volta de 1480 começou a pintar "São Jerônimo", que deixou inacabado. No ano seguinte mudou-se para Milão e trabalhou na "Adoração dos Magos", encomenda dos monges de San Donato, em Scopeto. Também inacabada, essa é a primeira tela que pode ser atribuída com segurança a Leonardo. Nela se percebe o gênio do artista que, embora se considerasse continuador direto de Giotto e de Masaccio, já não apresentava em sua pintura semelhança alguma com a tendência plástico-formal própria da escola florentina do Renascimento.

 

 

     Trattato della Pintura

     No Trattato della pittura, Leonardo da Vinci defendeu essa forma de arte como indispensável à realização da exploração científica da natureza e aconselhou os pintores a não se limitarem à expressão estática do ser humano. Ao pintar utilizava  todos os seus conhecimentos científicos: suas figuras humanas derivavam diretamente dos estudos de anatomia, enquanto as paisagens revelavam o conhecimento de botânica e geologia.

     Muitas de suas obras se perderam, foram destruídas ou ficaram inacabadas. Conhecem-se apenas cerca de 12 telas de Leonardo de autenticidade indiscutível. Ao longo de sua obra, é visível a importância cada vez maior que o artista concede aos contrastes entre luz e sombra, e, principalmente, ao movimento. Com o sfumato, que dilui as figuras humanas na atmosfera, Leonardo realizou síntese admirável entre modelo e paisagem.

     A "Última Ceia", uma das obras mais famosos do mundo, foi muito danificada e sofreu diversas restaurações, motivo pelo qual pouco resta do original. É inigualável, no entanto, a solidão de Cristo, em contraste com a agitação dos apóstolos, divididos em grupos de três. Judas, o traidor, é a única figura em isolamento entre eles. Os vários estudos e desenhos de Leonardo revelam a preocupação do autor com os menores detalhes da cena.

Pouco antes de morrer, no castelo de Cloux, perto de Amboise, na França, em 2 de maio de 1519, nomeou seu discípulo predileto, Francisco Melzi, herdeiro de todos os valiosos estudos, desenhos e anotações que deixava. Melzi preservou cuidadosamente a herança, mas, com sua morte, cerca de cinquenta anos após a do mestre, os manuscritos se dispersaram. Conservaram-se cerca de 600 desenhos, que representam talvez a terça parte da vasta produção de Leonardo da Vinci.

 

 

Fonte (editada):

Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
http://www.pitoresco.com/universal/davinci/davinci.htm

 
 
 
 
 
 
 
 
Outras referências à vida e obra de
Leonardo da Vinci
encontram-se no site
 
 
1 - Especiais/Leonardo da Vinci, 1, 3, 4, 5, 6 e 7,  e em
 
2 - Obras Célebres/Mona Lisa
 
 
 
 
 
 
 
St. John in the Wilderness, (Bacchus) 1510-1515
Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
 
Portrait of Cecilia Galerani, 1483-90
 Czartorysky Museum - Cracow
 
 
 
 
St. John, the Baptist, 1513-16
Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
Female Head, c. 1508 (La Scapliagata)
Galleria Nazionale, Parma
 
 
 
 
The Baptism of Christ - detail, 1472-75
Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
 
 
 
 
The Last Supper, 1498
Convent of Santa Maria delle Grazie, Milan
 
 
 
 
Créditos
 
Fundo Musical:
Valsa do Imperador
 
Johann Strauss II,  *1962   +1918
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa, edição de texto, formatação:
Ida Aranha
 
 
 
Janeiro, 2012
 
 
 
 
Ética na Internet
 
Respeite os créditos ao repassar
e não altere formatação alheia