Adão
Rodrigues
Um artista que observa as singularidades das coisas – vem retratar o folclore brasileiro com um olhar fixo na exatidão do próprio folclore. Por meio da elegância da Forma, da Cor, da Linha e da Composição as pinturas de Adão revelam a pureza folclórica do lazer, do realizar. |
As
Marias
Com uma perspectiva focada na emoção da manifestação do folclore, Adão cria uma atmosfera pictórica singular deixando o observador da Arte – pintura – perceber as propriedades, os elementos que condizem com o “passar”. Ao mesmo tempo suas imagens nos instigam à criação mental. Cada pintura mostra uma passagem de tempo marcada pelo lugar. E é exatamente esse lugar – que para o folclore é tão especial – que Adão consegue
significar. |
A lua espreita
a dança dos inocentes
Além de pensar na manifestação folclórica, Adão tem de pensar em cada indivíduo em si mesmo no ato da manifestação. Sendo assim, a expressão humana – o gesto, a dança, o olhar – são desenhados cada um a sua maneira. São tantos elementos – signos - na manifestação que é quase preciso dar nome para cada um destes. Ao “falar” do folclore, Adão nos fala da intimidade de um povo que se mostra na mais pura forma – sem julgamentos. Ao “mostrar” o folclore por meio da pintura, Adão faz um resgate de costumes “passageiros” - que passam e continuarão passando, desde que sejam mantidos pelo povo; sendo eles sustentados pela fé, pelo imaginário ou o
lúdico. |
Cordão
umbilical
As pinturas nos revelam um desenho bem pensado, talvez até previamente esboçado, para fazermo-nos ver exatamente as singularidades de cada signo (gesto). As figuras contém um delineamento em algumas partes do corpo. Não é uma linha precisa, é sim, uma forma menor colocada ao lado de outra forma que habita um espaço maior ou mesmo contém um matiz diferente. As pinceladas geram formas em contraste, e a nuance é conseguida para agregar outros valores plásticos visuais como que um tempero na medida certa. |
Primavera
mineira
Com um Estilo próprio adquirido ao longo de muitos anos de trabalho no campo da Arte sua pintura revela a maturidade de um pintor que seleciona em sua paleta as cores certas para o desenvolvimento de cada
tela produzidas trás os elementos visuais suficientes para a representação das faces, dos muitos recortes, como que se estivéssemos vivendo – vendo e ouvindo o cantar – o acontecimento do folclore naquele exato
momento. |
Dona Juvercina
Rodrigues, minha mãe!
Suas pinturas revelam o desenho como estrutura que dá sustentação. Em parceria com o contorno, a cor entra no cenário para falar das emoções, para agregar valores condizentes com a temática e demonstrar em cada figurante a sua alegria de estar presente, atuante e certo de ser uma figura importante ao processo sócio-cultural de nosso país. Retratando o folclore, Adão consegue falar de tudo isso e mais algumas coisas que estão presentes em suas pinturas, tanto na própria pintura em si mesmo quanto no campo energético - aurático da Obra. Nas “entre-linhas” percebemos o prazer de pintar, de um artista que segue o seu coração e cria uma Arte original e bela.
Texto de Geraldir
Estáquio Professor de artes plásticas do Arena da Cultura de Belo Horizonte |
Contato:
Adão
Rodrigues
Casa/ateliê: Rua Tupiniquins, 135 -
Bairro Coqueiros Telefone:
31-3473-3293 30881-060 - Belo Horizonte
- MG |
Fundo musical: Coração de Estudante Wagner Tiso, 1945 Milton Nascimento, 1942 Produção: Mario
Capelluto Supervisão: Ida
Aranha Formatação: Julia
Zappa |