ANITA  MALFATTI
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Anita Malfatti, 1896 - 1964
 
 
ATIVIDADE
 
Na Alemanha, Anita Malfatti frequentou a "Real Academia de Munique" e a "Academia de Belas-Artes de Berlim". Foi aluna do pintor Lovis Corinth.
 
Seus trabalhos dessa época, manifestando a influência do Expressionismo alemão, evidenciam sólida formação técnica, independência e originalidade, qualidades que mesmo os que a criticaram não puderam negar. 
 
Nos Estados Unidos a pintora estudou na "Arts Students League" e na "Independent School of Arts", de New York.
 
Foi em 1914, antes de viajar para os Estados Unidos, que Anita se apresentou pela primeira vez, em mostra individual. Seguiu-se, em 1917, sua exposição polêmica, onde figuraram algumas de suas melhores telas, como "O Homem Amarelo", "O Japonês", "A Estudante Russa". Participante destacada na Semana de Arte Moderna, foi artista convidada da I Bienal de São Paulo (1951), que lhe reservaria, em 1963, uma sala especial, para cerca de 45 trabalhos, entre pinturas e desenhos.
 
Fora do Brasil, expôs individualmente em Berlim, New York e Paris, além de figurar na mostra Arte Moderna no Brasil (Buenos Aires, Rosário, Santiago do Chile e Lima, 1957), entre outras.
 
 

Outras referências sobre a artista e sua obra
podem ser encontradas no site:
 
 
Página   "Arte Viva Brasil", Seção Especiais,
Malfatti, Anita 1, 3 e 4
 
 
 
Retratos
1915-17 (EUA)

Entre as obras que fomentaram as polêmicas em torno da lendária exposição de 1917, certamente estão muitos dos retratos pintados por Anita.

 

A estudante russa. 1915. óleo s/ tela (76x61)

 Col. Mário de Andrade, Instituto de Estudos Brasileiros da USP, SP.

 
Tanto nas paisagens quanto nos retratos, a cor é o principal instrumento da jovem Anita Malfatti. A obra "O homem de Sete Cores" revela essa preocupação intensa, e essa técnica também irá produzir grandes telas como "A Boba".
 
 

O homem de sete cores. 1915-16. Carvão e pastel s/ papel (60,7x45)

Coleção Roberto Pinto de Souza, SP.

 
 

A Boba. 1915-16. Óleo s/ tela (61x50,5)

 Col. Museu de Arte Contemporânea da USP, SP

 
 

Anita utilizava modelos que posavam na "Independent School of Art" em troca de alguns dólares. Essas pessoas, sem nenhuma ligação com o mundo artístico, serviriam como modelos para obras como "A mulher de cabelos verdes" e "O homem amarelo", obra que fascinou Mario de Andrade, quando este sequer conhecia Anita.

 

A mulher de cabelos verdes. 1915-16. óleo s/ tela (61x51). Coleção Ernesto Wolf, SP.

 
 

O homem amarelo. 1915-16. óleo s/ tela (61x51)

Col. Mário de Andrade, Instituto de Estudos Brasileiros da USP, SP.

 
 
 

Nessas obras, assim como em "Uma estudante", Anita revela o seu interesse em retratar o estado psicológico dos seus modelos. O uso de certa deformação moderada, fugindo dos modelos clássicos, causou grande alvoroço em Monteiro Lobato e na elite provinciana de São Paulo.

 

Uma estudante. 1915-16. óleo s/ tela (76,5x60,5)

Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, SP.

 
 
 
 
 
Créditos
 
Fontes:
Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, Vol. 13, pág. 7.149.
 
 
 
 
Fundo Musical
 
Apanhei-te Cavaquinho
Ernesto Nazareth, *1863   +1934
 
Solo de Flauta:
Altamiro Carrilho,  *1924
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa, edição de texto, formatação:
Ida Aranha
 
 
 
Fevereiro, 2012