Página 1 2 3 4 5 6



 



 
 
 
 
 
 
MARCO AURÉLIO R. GUIMARÃES
 
5
 
Informações sobre o artista e seu trabalho são visualizadas na Mostra 1 e nas Mostras subsequentes. 
 

 
 
 
"FIDALGO"
 

Esta é uma escultura não propriamente modelada por mim, mas sua história é interessante.

Um amigo meu encontrou em algum canto de uma marmoraria há anos desativada, uma peça – provavelmente de origem italiana ou espanhola - muito mal fundida, em resina, com diversas partes quebradas ou pessimamente restauradas, o que a transformou em uma massa malformada e indefinida, que seria uma espécie da cópia da cópia da cópia...

Esta peça estava praticamente sem forma e sem detalhes, na qual era praticamente impossível reconhecer o modelo original.

Eu me dispus então a restaurar o que eu imaginei ser a peça inicial, porém sem alterar basicamente o gestual corporal ou blocagem original.

Na realidade eu não avaliei bem o trabalho ao qual me propus e tal tarefa foi bastante mais trabalhosa do que efetivamente seria modelar uma nova peça.

Por exemplo, a textura da roupa, do couro, as faixas e o capacete trabalhado, os detalhes da espada e do facão, além da capa do personagem, foram totalmente remodelados, resultando em uma peça que suponho ter alguma semelhança com o modelo original, o qual não conheço.

Depois de “restaurado”, foi feita uma cópia do mesmo em cold cast bronze, que recebeu pátinas de cores diferentes e contrastantes. 

 
 
 

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 
"O DERROTADO"
 
 
Esta é uma peça de bronze, que representa um boxeador abatido pela derrota e decepcionado consigo mesmo, após ter perdido a mais importante luta de sua carreira.

Ele se apoia em uma das cordas do ringue, sentado sobre uma banqueta apenas sugerida virtualmente.

Este trabalho recebeu a “Medalha de Ouro” no Salão de Artes do Museu do Exército, no Rio de Janeiro.

 
 
 

 
 
 

 
 
 

 
 
 

 
Fundo Musical:
 
 
Clair De Lune
 
Claude-Achille Debussy
*1862 + 1847
 
 
Produção:
 
Mario Capelluto
 
 
 
Realização: