Página 1 2 3 4 5 6



 


 
 

MARCO AURÉLIO R. GUIMARÃES
 
 
3
 
 
A FONTE DA JUVENTUDE
 

Reza uma antiga lenda, que em algum lugar distante e secreto havia uma fonte de águas puras e cristalinas, que quem dela bebesse ou nela se banhasse, jamais envelheceria.

Esta pequena escultura procura representar fisicamente o espírito da lenda: - uma mulher que ao encontrar esta fonte, até então desconhecida, dela toma um pouco de sua água pura e a bebe para jamais envelhecer.

Este trabalho foi bastante difícil de executar, uma vez que pretendi retratar uma figura feminina já adulta, não uma menina-moça, mas uma mulher formada, ainda sem o desgaste de uma idade um pouco mais madura, porém sem as indeléveis marca do tempo.

Assim, suas massas corporais deveriam ser sutis, porém visíveis e anatomicamente dispostas em seu corpo. Por exemplo, as dobras que podem ser observadas em seu abdome não poderiam transparecer nem um excesso de peso e nem um sinal de flacidez.

Por outro lado, as pequenas dimensões da peça exigiram uma maior acuidade no trabalho, já que um erro ou engano em algum pequeno detalhe, acarretaria uma deformação proporcionalmente maior que aquela que ocorreria em peças de maior porte.


 
 
 
A Fonte da Juventude - bronze - perfil direito
 
 
 
 
A Fonte da Juventude - bronze - perfil esquerdo
 
 
 
 
 
 
A Fonte da Juventude - bronze - perfil dorsal
 
 
 
 
 
 
A Fonte da Juventude - mármore 1
 
 
 
 
 
 
A Fonte da Juventude - mármore 2
 
 
 
 
 
 
A Fonte da Juventude - mármore 3
 
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
 
Antonio Lucio Vivaldi
*1678 + 1741
 La Primavera (Spring)
 
Produção:
 
Mario Capelluto