Fundação do G / CNF-FGV e 50 anos de Fundação da UERJ - Novembro / 2000

Palavras de Artista

Há 50 anos nascia um menino e uma menina.
Ele, G/CNF filho da FGV. Ela, UDF transformou-se em UERJ.
G / CNF – FGV, concebido nos moldes europeus, para ser um estabelecimento de ensino não convencional, capaz de desenvolver e aplicar novas técnicas pedagógicas, em regime de educação integral, cuidando da formação dos seus alunos, oriundos de todo território nacional. Ele foi um marco para a Educação do Brasil. Nele, se formaram lideranças políticas, intelectuais, artísticas e empresariais, atuantes no país e no exterior.

UERJ – Nasceu na Rua do Bispo. Hoje moderna, pensando na frente, mora em prédios potentes no Maracanã. Nela, está incorporado o Campus Regional – Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, com objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e científico através de formação profissional, primando pelo ensino renovador e de excelência.

O IPRJ ocupa a área do Parque Ambiental Luiz Simões Lopes em Nova Friburgo, onde funcionava o G / CNF-FGV e funciona a Associação de Ex-Alunos, Professores e Servidores do G / CNF-FGV. São duas histórias que se misturam num espaço, se entrelaçam no tempo e se prendem nos objetivos.

Festejar em dupla é unir esforços, é buscar parceria, é lutar pelo melhor aproveitamento em benefício da cultura, do social, da comunidade, do lugar.....É vivenciar em harmonia, é preservar. O tempo passa e modifica o Templo, mas o idealismo permanece.

Maria Alice Antunes ( CNF- 58 / 60 - Curadora )

Volta