MOBILIZAÇÃO CENEFISTA

Caro Mario:

Que tal usarmos a nossa capacidade aleguchiana de mobilização para tentarmos
de vez em quando contribuir para melhorar um pouco o estado de coisas no
país, cidade ou bairro em que vivemos?

Eu me lembro de que no CNF houve uma época em que, motivados pelo querido
prof. "Pirula", os alunos da 4a. série lideraram um movimento de limpeza do
colégio e o resultado foi que não se viu - enquanto durou o movimento - um
palito sequer pelos cantos da escola.

Isso, só para dar um exemplo banal. Agora que somos tantos, e com
capacidade de exercer alguma influência juntos aos nossos próximos - nem que
seja pelas barbas brancas de alguns de nós - que tal exercitarmos nossa
força por boas causas ?

Sugiro portanto que se abra um espaço para isso no site. E, como regra
básica, excluir temas ligados a políticas partidárias. Respeitemos a opinião
política de cada um, preservando a união do grupo e direcionando nossas
atividades para temas que sejam de óbvio interêsse da comunidade.

Afinal, sabemos que é por pressão da sociedade que os governantes se
movimentam. Deixo aí minha sugestão, para, quem sabe, ser melhorada e
implementada. A Internet teria a meu ver um importante papel na sua
operacionalização, e um dos recursos de que se poderia lançar mão seria o de
enviar e-mails para jornais e entidades governamentais.

Para exemplificar, anexo uma carta recente, dentre algumas que tenho
remetido nessa linha.

Aleguche!

Luiz Diogo de Vasconcellos ( Bona )
______________________________________________________________________________

Segundo artigo recente escrito pelo Dr. Félix Bulhões, a Petrobras pagou pelo acidente com o oleoduto na Baía de Guanabara a maior multa já paga no Brasil por infrações à legislação ambiental.

Pergunto: Quanto deverá pagar a empresa " São Silvestre" - aquela dos ônibus amarelos, com ponto final no Largo do Machado, Cosme Velho e Praça São Salvador - uma vez que virtualmente todos os seus veículos transitam despejando fumaça dia e noite no ar que respiramos?

Se alguém ainda acha que essa fumaça é inofensiva, recomendo a leitura do artigo ïdentificado como
"02 - Automobiles and Air Toxics" no site da EPA (EUA). Acesso via http:/www.epa.gov.OMSWWW/ onde a gente fica sabendo por exemplo que essa fumaça negra é causadora de muitas variedades de câncer . Na verdade, a poluição que esses ônibus - por mero desleixo - produzem dia após dia, tem efeitos incomparavelmente mais nocivos sobre a população da nossa cidade do que o óleo derramado no acidente da Petrobras.

[Em tempo: sem alguém desejar, tenho uma tradução do citado artigo.]

Luiz Diogo de Vasconcellos
Engenheiro Mecânico
Rua Paulo César de Andrade, 296 ap.402
22221-090 Rio de Janeiro, RJ

Tel : 557 4802

_______________________________________________________________________________
Querido Luiz Diogo

Durante minha vida profissional , fui uma vez Diretor de um Posto de Saúde com atendimento
emergencial 24 horas e ambulatorial "num fim de mundo" , com um detalhe, fui empossado para inaugurar , implementar e organizar todas as ações de saúde para aquela região . Todos os concursados enviados para lá exercerem suas atividades nas diversas modalidades de serviços , totalizavam 360 servidores estaduais , 70% ganhando miseravelmente e os 30% um
pouco menos miseravelmente. A população da região pobre , carente de tudo , esgoto a céu aberto, uma verdadeira "'áfrica" , nunca tiveram um Posto de Saúde que os atendessem , éramos para aquela comunidade "o oásis" , " a benção dos céus" , "os milagreiros" , e fomos .

Digo-lhe assim meu amigo , arregaçamos as mangas e mobilizamos todos os servidores que lá se encontravam para junto com as lideranças comunitárias das igrejas , e das micro-regiões encontrassemos as possíveis soluções ( acabou a fase política eleitoral e ficamos até sem papel higiênico). Nessa inusitada situação que encontrávamos só conseguíamos administrar o caos , calamidades , pesadêlos e as greves dos servidores . Mesmo convivendo com isso nunca abandonei meus objetivos , ajudar a salvar vidas , amenizar o sofrimento das famílias , e enfrentar os descontentamentos e revoltas da população .

Nada de soluções das autoridades , nem meus ofícios os governantes e seus mandatários respondiam . Meus apêlos ficaram no vazio .

Um belo dia após entrar no Gabinete do Secretário de Saúde , dar porrada na mesa e "espanar geral " , colocaram uma Kombi e um motorista índio nas minhas mãos e mandaram eu me virar . Foi a minha salvação e a de todos ( a ambulância velha que lá existia aposentou de vez). Foi com a Kombi e o índio descalço ( êle não podia usar sapatos nem chinelos por causa dos imensos calos e a deformidade congênita ) que resolvemos transportar os Agentes de Saúde , o Serviço Social , as Nutricionistas e os Médicos para irem as casas visitarem as famílias , prestando serviços com mínimo de dignidade com isso diminuindo a mortalidade e
evitando aumentar o fluxo intenso das pessoas ao Posto de Saúde .

Com aquele veículo corria os Hospitais Gerais na busca de medicamentos , pomadas , materiais descartáveis , o essencial básico , e só os conseguia por que tínhamos lá no Posto um tesouro guardado a sete chaves , 500 caixas de fios de sutura com agulhas material caríssimo e essencial para Hospitais e 50 dúzias de produtos oficinais ( mertiolate e degermantes ) . Com aquele heróico veículo fui aos comerciantes melhores estabelecidos nos centros de consumo mais próximos , além de angariar alimentos "mostrava o Golden Book" , quem não contribuísse seria "dedurado" ao povão .

Para resumir amigo Diogo , acho importantíssimo e estou acordado consigo , se tivermos um instrumento eficaz ( meios de comunicação de massa) direcionado à interesse de muitos,
com ações objetivas de mais valia , com certeza bons resultados virão.

Tenho a lhe informar que hoje somos na Rede GNFCNF apenas 160 endereços eletrônicos e espalhados por esse imenso Brasil e no exterior . Acredito , dado a esse pequeno universo seremos mais eficazes se direciornamos às ações de interesse social para Nova Friburgo .

E nesse momento de coerência quero começar a brigar e a lutar para que a AEXGNFCNF tenha sua Sede Social e Recreativa. Lá teríamos condições de delinear e direcionar sem fronteiras e limitações e de forma efetiva , até uma mudança pedagógica e educacional nesse país.

Nós agora somos tudo e não somos nada , de sedentários que éramos no passado hoje somos nômades ou apenas posseiros itinerantes . Acho que devemos nos concentrar , agora neste ano , em celebrar orgulhosos nosso Cinquentenário , pagar as dívidas que ficarem por quitar , e no ano que vem , com as contribuições da AEXGNFCNF cada vez mais consolidadas , substanciais e ininterruptas , iríamos a campo para procurar um área com pelo menos 20 Hectares ou 20.000 m2 , que lhe afirmo não é caro . Convocaríamos nossos arquitetos ,engenheiros , administradores para tocar um projeto viável , por etapas , devagar obedecendo a rigoroso controle físico-financeiro e assim , de início, gerar empregos diretos.

Porque não renascer os nossos Clubes e inaugurar outros novos , construir um galpão ou depósito com escritório para guardar nosso patrimônio , construir um moderno e grande salão envidraçado , uma piscina e por aí indo e indo aos poucos com direito a carteirinha .
Do Clube fitoterápico íamos cultivar plantas medicinais para a saúde .Do Clube de agricultura íamos dar alimento para as crianças carentes. Do Clube de educação e cultura ensinamento básico e profissional a quem precisa . Do Clube de engenharia pesquisar novas técnicas de pesquisa . Do clube de artes manuais ensinar aptidão as crianças. E tudo o mais que criarmos .

Acho que assim nossas ações seriam de grande alcance social , e o melhor nos daria imenso prazer .

Luiz Diogo , um grande e forte abraço , e obrigado pela oportunidade e incentivo de seu depoimento .

Mario Capelluto

 

Volta