Um encontro de emoções

Ex-alunos comemoram com seu encontro deste
ano, o cinqüentenário do Colégio da Fundação


O ano 2000 começou em festa. Desde 20 de janeiro – dia em que foi lançado o projeto da comemoração -, a Associação dos Ex-Alunos, Ex-Professores e Ex-Funcionários do Ginásio/Colégio Nova Friburgo (G/CNF), presidida por Márcio Braga, vem festejando o cinqüentenário do estabelecimento de ensino que funcionou no município durante 27 anos, entre as décadas de 50 e 70. Mantido pela Fundação Getúlio Vargas, o educandário surgiu à época como a maior e mais bem sucedida experiência pedagógica-educacional da América Latina. O 50° ano do G/CNF, entretanto, terá seu ponto alto no mês de setembro, com o encontro anual dos ex-alunos para o desfile da Independência, no dia 7.

Inaugurado a 10 de março de 1950, pelo então Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra e pelo Presidente da FGV na ocasião, Luiz Simões Lopes (inspirados nos colégios da Inglaterra), o Colégio da Fundação foi responsável pela formação de algumas gerações de brasileiros, que se destacam até hoje nos mais diversos e importantes setores de atividades do País e exterior.

Neste mês de setembro, exatamente como vem acontecendo nos últimos 12 anos, os antigos companheiros de bancos escolares se reúnem, durante a Semana da Pátria, numa confraternização na mesma cidade que os acolheu no período estudantil. Só que, neste ano, vai ser diferente. A festa, que geralmente é de muita emoção, promete ficar marcada para sempre nos corações dos ‘meninos’ e ‘meninas’ de ontem como a lembrança de um período especial em suas vidas. Entre os dias 6 e 9, incluindo a tradicional participação da Banda Marcial do G/CNF no desfile cívico-militar de 7 de setembro, na Avenida Alberto Braune.

Volta