EXERCÍCIO DE CIDADANIA ( AQUECIMENTO )

Estamos em ano eleitoral, mais do que nunca, portanto, temos que aprofundar, temos que intensificar nossos exercícios de cidadania. Todo cidadão deve fazer, todos os dias, algum exercido de cidadania; especialmente neste ano de eleições municipais, todo brasileiro, todo munícipe, sobretudo aquele que é portador de um poderoso titulo de eleitor.

Como todo exercício físico, também o exercício de cidadania deve começar pelo "aquecimento" Ou seja, o que significa votar bem, como escolher o melhor candidato, como escolher, em resumo, o melhor govemo municipal (prefeito e vereadores)?

Frente à realidade do mundo, onde a corrupção , às vezes, parece estar predominando nas sociedades e nos governos (no fundo, uma coisa só), o primeiro passo, o primeiro ‘aquecimento para um bom exercício de cidadania, será justamente vencer o comodismo, vencer o estoicismo, vencer o pessimismo: "não adianta votar, todos os políticos acabam tendo o mesmo perfil, falando bonito, explicando tudo, brigando até entre eles, mas nada acontecendo, nada mudando e o povo sempre sendo sacrificado" ?

Não é a toa que muitos defendem, com bom humor e certa ironia, uma constituição brasileira simplificada, apenas com um de seus artigos — o Artigo 37:.

"Art. 37— A Administração Pública direta, indireta ou funcional, de qualquer dos Poderes da Uniâo, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da

LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE

Todos sabem - dai o crescente pessimismo - que nem sempre tais princípios são respeitados isoladamente. Valendo salientar que, em conjunto, o quadro é ainda pior, pois nem sempre o que é LEGAL é IMPESSOAL, MORAL e realmente TRANSPARENTE.

E por aí vai.

Por outro lado, caro atleta-eleitor, as urnas podem — poderão sempre - aprimorar este quadro. Para melhor ou para pior, dependendo da intensidade e da seriedade com que cada um de vocês exercitarem a própria cidadania. Tanto assim que, embora sujeitos as mesmas doenças, as mesmas patologias político sociais (corrupção etc), alguns países evoluem outros não; alguns estado-membros prosperam, outros não; alguns municípios se desenvolvem outros não. O VOTO é o grande maestro desta sinfonia. Quanto mais consciente de sua cidadania, melhor votará o (e)leitor. Daí a importância, relevem a insistência, de um exercício sério, intenso e constante de cidadania.

Você, por exemplo, (e)leitor que chegou até esta linha, seria capaz de escrever as linhas seguintes?

Você seria capaz de listar, fundamentalmente, as prioridades de um Governo Municipal em relação a sua Casa,a sua Rua, ao seu Bairro, ao Município de Nova Friburgo e a toda a Região Serrana (alguns problemas locais, pedem soluções intermunicipais...)?

Você, atleta-eleitor municipal, tem uma razoável idéia de como o Município aparece na Constituição do Brasil e na Constituição Estadual do Rio de Janeiro?

E quanto a própria Lei Orgânica Municipal de Nova Friburgo, e quanto aos códigos específicos, por exemplo, o Código de Posturas?

Sem querer, nem de longe, esgotar o assunto, você acompanha o dia-a-dia da Ação Governamental, o Orçamento Municipal, as licitações, as prioridades e o grau de eficácia dos serviços públicos (limpeza pública, parques e jardins, saneamento, ensino, saúde, obras e pavimentações, transporte, esporte e lazer, cultura etc etc).Informe-se a respeito, termine sua fase de ‘aquecimento’ e comece a elaborar, se possível com a participação de toda a sua família e vizinhos, a "Plataforma eleitoral Ideal para a Minha Rua".

Será sobre esse tema o nosso próximo artigo

 

André Luiz Lacé Lopes é jornalista e mestre em Administração Pública pela Universidade de Syracuse, em Nova York. Foi aluno do Ginásio de Nova Friburgo (GNF Fundação Getúlio Vargas) e assessor técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), durante sete anos.

 

Volta