50 anos


Querida galera, saudações cenefistas!
Está chegando a hora desse nosso grande Encontrão, talvez o maior deles até hoje. De todos os cantos, desta e de outras plagas, estaremos chegando para rever lugares e amigos, relembrar as experiências pessoais naquele que foi um espaço muito especial para todos nós.
Teremos nossos momentos de alegria e emoção no convívio passageiro deste finalzão de semana, desde a Majorica até a festa (baile?) final, num santo remédio que faz muito bem ao nosso espírito e, por extensão, também ao nosso corpo, recuperando-nos das batalhas do dia-a-dia.
Fiz parte não só daqueles anos inesquecíveis, assim como faço também do grupo que vem lutando para manter aberta e cada vez mais forte a nossa Associação. É uma luta difícil porque a nossa usina geradora de novos companheiros, fechou há mais de duas décadas. Por outro lado é recompensadora porque temos, apesar de tudo, alcançado resultados expressivos. Somos agora uma entidade de utilidade pública, estamos instalados dentro do prédio principal do Ginasial, e demos início real ao nosso Centro de Memória.
Continuamos entretanto com este esforço ainda sob a ameaça representada pela expansão das atividades do Campus universitário da UERJ, cujo Diretor já manifestou sua intenção de, tão logo possa, "encontrar um outro local mais apropriado para nossas instalações". Este é um dos problemas que deveremos discutir forçosamente em nossa Assembléia de sexta-feira, no Bucsky, talvez o mais emergencial deles.
Porém o grande problema a médio prazo para a nossa Associação, continua sendo a nossa proposta para o futuro. O que fazer para não nos transformarmos em apenas um Clube da terceira idade, com provectos senhores e senhoras reunidos em chás beneficentes, falando somente de um passado maravilhoso. Qual será, enfim, a nossa vocação ? Que forças precisaremos reunir para deflagrar a idéia do nosso futuro, e como nos transformar numa geradora de projetos para as próximas décadas ? Que apoios teremos condição de aglutinar para vermos concretizadas estas respostas ? Mas o mais importante: Queremos isso ? Queremos nos engajar neste ideal para o futuro ? Ou apenas desejamos continuar a sermos os bons e cada vez mais velhos companheiros ?
Se deixarmos passar a oportunidade imperdível deste nosso cinquentão encontro, onde seremos em número jamais alcançado e talvez nunca mais repetido, para nele colocarmos em discussão estas e outras propostas, aí sim teremos falhado como Associação e como grupo de poder. Não importa o caminho que decidirmos, importa que estejamos lá presentes expressando nossos pontos de vista, concordando e discordando, com ou sem a necessária dose de galinhagem, enfim, exercendo os princípios básicos de cidadania que, orgulhosamente, lá em cima todos aprendemos.
Conto com vocês todos. Vocês contam com vocês todos.
Aleguchis e até Friburgo !
Hilton (Bestial).

Volta